Mande a um amigo

 

 

VITA

 

Vida. Algo vago para alguns, precioso demais para outros. Manifestação de Deus, presente na Natureza, no Cosmos, um pouco por toda a parte. Algo vivo é alguma coisa ou ser que é possuidor de dinâmica, de vitalidade, de movimento. Algo que se manifesta contrapondo a sua manifestação à inércia. Para mim, simples jardineiro, Homem inculto, Vida é um bem primordial a defender. Tudo ao nosso redor, tem manifestação de Vida, força anímica.

 

É de minha convicção pessoal, que esta palavra engloba, quer por significado, quer por importância, um mistério e um bem que urge preservar. Ao longo das ultimas décadas, surgem vozes aqui e ali que alertam para a Vida que periga no nosso Planeta. Fruto de um desenvolvimento industrial desenfreado, pautado pela defesa de lucros cada vez mais avultados, vemos o nosso planeta definhar, sendo gradual e assustadoramente delapidado desse bem valioso. A poluição tem uma cota importante na destruição de ecossistemas a nível mundial, extinção de espécies e destruição de recursos naturais de forma irreversível. Apontar o dedo à ambição, empresários pouco escrupulosos ou carteis das madeiras, dos minérios ou dos combustíveis é desviar o problema das origens.

 

A origem somos nós: Humanos. Nós, tu, eu, TODOS. Queremos nós perecer enquanto espécie, arrastando outras tantas de Fauna, Flora e recursos ou queremos sobreviver sustentada mente, coabitando com o maior número de espécies das que ainda restam?

 

Os números são assustadores. Muito embora os optimistas considerem que a situação não é assim tão desesperante ou caótica, o facto é que a agua potável escasseia e rareia de dia para dia, os recursos alimentícios, tradicionalmente mal distribuídos escasseiam e aumentam alarmadamente de valor. Um pouco por todo o Planeta, a Natureza manifesta a sua Força, a sua Ira pelo que lhe fizemos durante gerações, agredindo-a e destruindo-a sistematicamente em todas as suas vertentes e manifestações de VIDA. A Natureza volta-se agora contra nós, personificada em já conhecidos fenómenos de devastação em massa mas desta vez, potencializados e elevados a um exponencial brutal. Tsunamis, tornados, terramotos e cheias cada vez mais devastadoras, são agora um sinal, que agora, o Planeta agredido, enquanto organismo vivo, num todo perfeitamente interligado de ecossistemas, dá uma resposta, uma reacção e talvez uma defesa a essa ignóbil e irresponsável agressão que tem sido a nossa atitude para com a Natureza enquanto Humanos que insistimos em devastar este maravilhoso jardim azul suspenso e fecundo algures na imensidão do Cosmos, qual oásis com que DEUS nos brindou com o privilégio da Vida, nisto que poderia ser o Planeta Terra.

 

QUE FIZEMOS NÓS? Acredito que é possível preservar algo, alguma coisa viva que ainda nos resta a nós e connosco nesta casa que Deus nos ofertou para que cuidássemos dela.

A questão agora é:

VOÇÊ quer Salvar a Vida?

Você quer salvar o Planeta?

Você ACREDITA que é possível?

 

Eu quero a VIDA. Eu desejo intensamente que a VIDA não pereça.

Eu acredito que podemos fazê-lo. E VOÇÊ?... VOÇÊ ACREDITA?....VOÇÊ QUER A VIDA?

Essa resposta está dentro do seu coração. Sempre esteve e você soube-a desde sempre. Mas como iniciar essa defesa, essa batalha titânica e eterna, que é a defesa da própria VIDA?

Nós, na maioria, não somos cientistas, não somos políticos influentes e o que temos em nossas mãos em termos de conhecimento científico e técnico não chegará só por si para salvar o Planeta, a Vida.

 

Mas Nós, a maioria de nós, Humanos, temos a força mais poderosa do Universo que está directamente, intrinsecamente ligada e faz parte da própria Vida. Essa força é: O AMOR.

 

Se começarmos com pequenas atitudes, baseadas no Amor, com Amor poderemos fazer a diferença na finalidade de amparar, proteger e favorecer a Vida. Cada um pode fazer pequenas coisas que poderão fazer toda a diferença. Não desperdiçar tanta água potável.

 

O relvado de sua casa talvez não precise tantas vezes de ter o sistema de rega ligado. Aquele banho de imersão diário ou semanal pode ser substituído por duches rápidos.

 

Os sacos de plástico poderão ser depositados nos locais de recolha para reciclagem. O papel igualmente depositado em locais adequados para reconversão e aproveitamento do mesmo.

 

E quanto aos detritos químicos, sólidos e gases nocivos ao ambiente? Bem, talvez você e eu não saibamos a solução para tais problemas.

 

Talvez haja problemas mais complexos, grandiosos e delicados que também ameaçam a vida na Terra. Nós não sabemos como lidar com eles ou procurar as soluções.

 

MAS ALGUEM SABE. Porque não, perguntar aos que sabem, se estão dispostos a ajudar. A VIDA, a sua defesa e seu amparo valem o esforço de lhes perguntar, aos que sabem como solucionar estas questões, se querem também eles ajudar a salvar A VIDA, O PLANETA TERRA.

 

Que futuro queremos nós deixar a nossos filhos, a nossos netos e aos que virão a viver neste planeta? Já é tempo de fazer algo. É urgente. Você sabe disso.

 

Peter Lëe Dolphein pede-lhe a si que leu este texto que participe e mande a sua sugestão ecológica ou não, económica ou não, qualquer sugestão, qualquer ideia que você entenda ser positiva e de ajuda para salvar a VIDA ou protegê-la, neste PLANETA TERRA.

 

Será o nosso “Get Togheter”, o nosso “Brainstorm” que mais tarde, depois de estruturado e compilado, poderá ser entregue a algum organismo mundial, verdadeiramente interessado e suficientemente influente para fazer algo por esta questão. O ideal seria pegar em todas as sugestões devidamente estruturadas e entregá-las por exemplo à O.N.U. Estaria disposto a participar e dar o seu contributo para salvar A Vida e o Planeta?

 

                          Be my Guest!  O meu e-mail está ao seu dispor

 

Portugues: Deixe a sua mensagem aqui

English    : Write your message here

 

YOU CAN DOUBT… and ASK IF WE CAN DO IT! WELL, I TELL YOU…”YES WE CAN”

 

DO NOT ASK HOW MUCH YOU CAN EARN WITH NATURE… YOU SHOULD THINK ABOUT SAVING IT.

 

I ALSO HAVE A DREAM ALTHOUGH MY NAME AIN’T MARTIN. I WISH WE CAN MAKE IT. AND I’M TELLING YOU “YES WE CAN, BROTHERS…. YES WE CAN. YOU AND I, US AND THEM, ALL TOGETHER. “YES WE CAN”. AND JESUS HELP US BECAUSE WE NEED TO DO SOMETHING, BUT WE BETTER DO IT FAST BECAUSE THIS ALL THING IS ABOUT TO COLLAPSE AND WE CAN’T SLEEP ON IT NO MORE. WE JUST CAN’T. THIS IS ABOUT PLANET EARTH, THIS IS ABOUT LIFE ITSELF, OUR PLANET AND OUR HOME. THINK ABOUT IT.

 

                                          The dolphin, himself…

                              

                                    PETER LËE DOLPHEIN

 

Autor ©: Peter Lee Dolphein

Braga/Portugal, 2008

http://www.peterleedolph.com

 

Last Modified June 15th 2007 Contact me Terms of Use & Privacy       Go to top